Parcerias

Cooperação Internacional

 Parceiros

 
 
 
 
Rede Prime
Cooperação com a APGEI
RIU
Rede EURES
European Association of Erasmus Coordinators (EAEC)
 
 
 
Rede Prime

O IPC integra, desde 2001, a rede PRIME (Professional Inter-University Management for Educational Network), que consiste, essencialmente, numa rede independente de dezanove instituições de ensino superior de dezoito países europeus e da Colômbia, formada com o objectivo de partilhar interesses comuns e de impulsionar o desenvolvimento e a promoção de programas e projectos práticos, interculturais e interdisciplinares, susceptíveis de beneficiarem a educação, a investigação e a formação aplicada.
Nas suas actividades incluem-se: mobilidade de estudantes e docentes; desenvolvimento de planos curriculares; programas intensivos; programas de pós-graduação; projectos de investigação; outros projectos que ofereçam oportunidades de cooperação entre as instituições de ensino superior parceiras.
Uma das actividades de maior destaque da PRIME é a Euroweek Conference, organizada anualmente por um dos parceiros, no seu país.
O objectivo principal desta conferência é valorizar os estudantes que apresentam projectos, levando-os a participar num ambiente internacional e com equipas internacionais.
A Euroweek dá aos participantes uma visão de aspectos importantes da sua área de estudo, a partir de desenvolvimento de possíveis soluções para um problema específico num contexto europeu.
Em cada ano, a conferência debruça-se sobre um tema específico em áreas como Negócios, Engenharia, Tecnologias de Informação, Turismo, Marketing, Gestão ou Gestão da Inovação.
Em Maio de 2011, a Euroweek será realizada em Portugal pelo Instituto Politécnico de Coimbra (para mais informações consultar o site dedicado ao efeito).

topo

Cooperação com a APGEI

O IPC é parceiro da APGEI (Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial), que tem vindo a desenvolver projectos no âmbito do programa Leonardo da Vinci, e que permite ao IPC actuar como parceiro intermediário no envio dos seus diplomados para estágios internacionais.

 
RIU

O instituto Politécnico de Coimbra é associado da RIU (Associação de Profissionais das Relações Internacionais de Instituições de Ensino Superior Portuguesas).
Esta associação dinamiza diversas sessões de esclarecimento directamente relacionadas com a temática das relações internacionais, assim como algumas acções de formação para os seus associados, nas quais o Gabinete de Relações Internacionais procura dar o seu contributo.

topo

Rede EURES

Em cooperação com a rede Eures, o Gabinete de Relações Internacionais organiza sessões informativas, de esclarecimento no que respeita ao Reconhecimento e Certificação de Competências Escolares e Profissionais na União Europeia, bem como, sessões de informação sobre as condições de vida e trabalho em alguns países e ofertas de emprego disponíveis.

 
European Association of Erasmus Coordinators (EAEC)

O IPC é associado da European Association of Erasmus Coordinators (EAEC) e participa anualmente na Erasmus Coordinators Conference (ERACON).

topo